Venha e Morra

Reflexões em 2 Co 4:10-12

Vers 10 “Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, PARA QUE a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.”

O contexto de Paulo é a descrição do trabalho incessante de ser agredido por seus perseguidores. Estar derrubado… e diariamente ‘ir para o ringue’ para apanhar, ou ficar do lado de fora e enfrentar os riscos das ciladas dos inimigos.

Em todo e qualquer momento, Paulo fica suscetível a ser preso, espancado, e até sentenciado à morte. Isto é “carregar a cruz de Cristo” para ele. (Lucas 14:27)

Justamente porque Paulo abraça diariamente esse estilo de vida cheio de riscos e danos e também de regozijo (como disse Pedro) é que ele pode ser considerado digno de ser “imitador de Cristo”, “seguindo Seus passos”… entregando sua vida por seus ‘novos’ amigos. As pessoas irão perceber quão seriamente alguém é devoto a Jesus à medida que este alguém reencena o grande sacrifício de Cristo. O ponto para os crentes da igreja local é viver PARA QUE pessoas também possam ver o poder da ressurreição de Cristo que sustenta seus seguidores.

Vers 11 “Pois nós, que estamos vivos [incluindo o menor dos obreiros, a não ser que você ache que o chamado de Paulo seja único] somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.”

O propósito não se limita a demonstrar o sacrifício de Cristo e o que significa seguir Seus passos na dor. Os coríntios não haviam se encontrado com Jesus e não sabiam como alguém poderia manifestar a essência de Cristo.

Assim sendo, Paulo vive uma vida muito acima da existência baseada na mera sobrevivência – que era o modelo de humanidade que os coríntios tinham até então. Ele dá o exemplo da vida de Jesus sendo manifesta em seu corpo mortal ao viver como uma pessoa alegre, com profundo senso de propósito e poder para se doar.

Vers 12 “De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.”

Perceba o sobrenatural na ordenança de Deus: a nossa morte gera vida. Ao morrermos, damos luz a qualidade de caráter, a significado, a vida no Reino… para todos aqueles a quem ministramos.
Greg Livingstone

[Retornar]