Povo Persa do Paquistão

Embora a grande maioria dos persas vive no Irã ou em países próximos ao Oriente Médio, pequenas comunidades persas também podem ser encontradas em muitas outras nações ao redor do mundo, incluindo o Paquistão, onde eles são mais de 150.000. A maioria das informações conhecidas sobre as pessoas persas se aplica para aqueles que vivem no Irã, de modo que não estão claras quantas dessas características ainda são compartilhadas pelos persas no Paquistão.

Hoje, a maioria dos Persas são muçulmanos xiitas do ramo Ashari Ithna e são radicais em sua adesão ao islamismo.

A unidade básica socioeconômica na cultura persa é a família nuclear. A linha de descendência é rastreada através do pai. Propriedade e herança são passadas através de homens, porque a família e poder político pertencem aos homens. Os homens também são responsáveis por proteger a castidade de suas filhas e irmãs e pela guarda e defesa da honra da família.

Mulheres persas são submissas aos seus maridos publicamente, mas muitas vezes, mantém um considerável poder de decisão em particular. Casamentos ainda são arranjados através de negociações e aprovação por ambos os conjuntos de parentes.

Motivos de oração

- Ore para que a tradição cultural muçulmana dos Persas seja amolecida, abrindo portas para o Evangelho.
- Ore por trabalhadores dispostos a compartilhar do amor de Cristo no Paquistão.
- Peça ao Senhor para levantar igrejas locais fortes.

Informações Gerais
Idioma: Farsi do Ocidente
Idioma Comercial: Urdu
População: 165.000

[Retornar]