Povo Baluch

O povo Baluch do Afeganistão ( parte do subgrupo conhecido como Baluch do Ocidente) fazem parte do maior grupo étnico Baluch, contabilizados perto dos nove milhões. Eles estão principalmente concentrados nas províncias do sul do país, incluindo Nimroz, Helmand, Kandahar, e Farah.

A vida dos Baluchs é cheia de obstáculos devido ao terreno árido e acidentado em que eles habitam. No entanto, esses terrenos têm desempenhado um importante papel na proteção de sua identidade cultural única da influência de povos vizinhos.

Hoje muitos dos Baluch são agricultores ou pastores seminômades. Na sua maior parte eles são autossuficientes, confiando nas suas próprias habilidades para construir suas casas e ferramentas necessárias para a vida do dia-a-dia.

Antes do advento do Islã, os Baluch eram seguidores de Zoroastro. Hoje são predominantemente muçulmanos sunitas. Entre os Baluch, festivais islâmicos recebem menos importância do que entre outros grupos muçulmanos, no entanto, eles celebram o Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã, e o Eid al-Adha, também conhecido como a Festa do Sacrifício, que é celebrada no fim do ano islâmico.

Motivos de oração:

- Ore para que o Evangelho chegue aos Baluchs de uma maneira que se conecte com sua cultura e identidade.
- Ore para que equipes de longo prazo possam ir ao Afeganistão e para que os Baluch sejam receptivos ao Evangelho.

Informações Gerais
Idioma: Balochi do Ocidente
População: 421.000

[Retornar]